Observação: Estudo prova que a origem de Covid-19 NÃO pode ser da China.

Desde o início de 2020, políticos, especialistas em saúde e os meios de comunicação de massa têm-nos dito que a COVID-19 teve origem na China e que foi descoberta pela primeira vez em Wuhan em Dezembro de 2019, e depois espalhada por todo o mundo. Mas essa narativa tem de ser alterada drasticamente de acordo com um estudo da Universidade de Barcelona.

Desde o principio os meios de comunicação de massa divulgaram que a china é o culpado da pandemia, tendo mesmo sido assumido que o vírus escapou de um bio-laboratório em Wuhan. 

Mas de acordo com um estudo da Universidade de Barcelona em colaboração com Aigües de Barcelona, o vírus apareceu em Barcelona em Março de 2019, 10 meses antes. Os investigadores descobriram a presença do vírus em amostras de águas residuais recolhidas a 12 de Março de 2019. Estes resultados sugerem que a infecção já estava presente em Espanha ou em qualquer outra parte do mundo antes de um caso de COVID-19 ter sido relatado na China.

O estudo cientifico pode-se ler -> aqui
Um outro artigo sobre esse assunto, publicado na lavanguardia.com, tambem se pode ler -> aqui

Como parte de um projecto de monitorização com início a 13 de Abril de 2020, os investigadores analisaram semanalmente as amostras recebidas de duas grandes estações de tratamento de água em Barcelona. "Os valores do genoma SRA-CoV-2 foram consistentes com a evolução dos casos COVID-19 na população", nota Albert Bosch, professor na Faculdade de Biologia da Universidade de Barcelona e coordenador do estudo. Verificou-se que a análise das amostras era um bom indicador do nível de infecção na população.

Os investigadores demonstraram que grandes quantidades do genoma do coronavírus estão presentes nos excrementos que são descarregados no sistema de esgotos. Esta situação torna a epidemiologia das águas residuais um instrumento potencial para a detecção precoce da propagação do vírus na população, especialmente tendo em conta o facto importante de as pessoas infectadas não apresentarem quaisquer sintomas de doença. Isto significa que os habitantes de Barcelona tinham o vírus mas ninguém sofria dele, ou se sofriam, foi diagnosticado como sendo a gripe normal.

Estes resultados encorajaram os investigadores a analisar algumas amostras congeladas entre Janeiro de 2018 e Dezembro de 2019, com os resultados surpreendentes da presença do genoma da SRA CoV-2 em Março de 2019, muito antes dos primeiros 19 casos COVID no mundo terem sido relatados. 

"Todas as amostras eram negativas para a presença do genoma SARS CoV-2, excepto para 12 de Março de 2019, quando os níveis do SARS CoV-2 eram baixos mas positivos, utilizando dois alvos diferentes", disse o investigador.

Aparentemente o coronavírus tambem circulou em Itália meses antes de o surto se tornar conhecido. Foram descobertos vestígios do patogéneo em amostras de águas residuais de Milão e Turim, que foram recolhidas em Dezembro passado, o Instituto Nacional Italiano de Saúde ISS anunciou em Roma na noite de quinta-feira. As amostras de água tinham sido utilizadas como "espiões" para fazer circular o vírus entre a população.

O meu Comentário:

Este estudo confirma novamente as minhas suspeitas. Na altura a minha pergunta foi sempre: Por que é que eles dizem que o virus vem da china? Isso ainda não está certo nem provado. Podem dizer que foi encontrado na china, mas dizer que vem da china, isso não. 

Se agora analisarem retrospectivamente as amostras de águas residuais em todas as cidades do mundo, poderá-se encontrar a origem do vírus. Em qualquer caso, a narativa da origem do vírus corona tem que mudar completamente, mas o Sr. Trump continua a chamar "O virus da china". Que idiota perdido!

Sem comentários:

Enviar um comentário