Concisamente o resultado:
A taxa média de mortalidade infecciosa é de 0,23 por cento e fica ligeiramente acima da taxa de mortalidade da gripe
A taxa de mortalidade em grupos com pessoas exclusivamente com menos de 70 anos de idade foi de apenas 0,05 por cento e é semelhante da taxa de mortalidade da gripe
A maioria das regiões do mundo têm taxas de mortalidade inferiores mesmo a 0,2%.
Em média 0,23 por cento das pessoas infectadas com corona morrem
O autor do estudo é John Ioannidis, Professor de Medicina e Epidemiologia da Universidade de Stanford e um dos Profesores mais frequentemente citados no mundo científico (!!)
Ioannidis avaliou 61 estudos de todo o mundo, analisou mais de perto os estudos que examinaram quantas pessoas de um grupo populacional transportavam anticorpos para o sars-CoV-2 no seu sangue. Isto torna possível estimar a taxa de infecção, mesmo que a chamada seroprevalência seja apenas um valor aproximado: Nem todas as pessoas infectadas desenvolvem anticorpos, ou decompõem-se rapidamente. A meta-análise conclui que o Covid-19 é ligeiramente mais letal que a gripe, mas não tão perigoso como se pensava anteriormente.
A mortalidade depende de diferentes factores e varia consideravelmente. A mortalidade varia de país para país, cidade para cidade, e por vezes mesmo de quarto para quarto - dependendo da proporção de pessoas idosas na população, da qualidade dos cuidados de saúde, da densidade populacional e das fontes de infecção, tais como o transporte completo.
Houve variações extremas nas estimativas de anticorpos, que o investigador acabou por extrapolar para uma taxa média de mortalidade Covid 19 de 0,23 por cento em 51 locais. A estrutura etária e o número de infecções foram os principais factores que influenciaram a mortalidade.
Por exemplo, a taxa de mortalidade em grupos com pessoas exclusivamente com menos de 70 anos de idade foi de apenas 0,05 por cento. Onde houve menos de 118 mortes por milhão de habitantes (de acordo com a média global), a taxa de mortalidade foi de 0,09 por cento, enquanto nas regiões com mais de 500 mortes de Covid-19 por milhão de habitantes, a taxa foi de 0,57 por cento.
Ioannidis fez correcções estatísticas aos resultados e comparou-as com as mortes oficiais de Covid-19 nas áreas de estudo e admite que os estudos de anticorpos só podem fornecer uma aproximação às taxas de mortalidade reais.
Os resultados do seu estudo foram corrigidos pelo número de tipos de anticorpos testados. Incluiu também estimativas nacionais preliminares nos seus cálculos. Ioannidis calculou uma taxa média de mortalidade de 0,23% e assuma que a maioria das regiões do mundo têm taxas de mortalidade mesmo inferiores a 0,2%.
Sem comentários:
Enviar um comentário