"Estou farto" - Macron está chateado com os seus cientistas

Enquanto a maioria dos líders políticos na europa, como a chancler Angela Merkel, continuam somente prestar atenção à opinião de certos virologistas e epidemiologistas cuja melhor solução não é mais nada do que, encerrar tudo e mais alguma coisa e confinar-nos, o presidente francês Emmanuel Macron, envoluiu um passo para á frente e está a começar de "ficar farto dos cientistas"...

Segundo a revista "Le Point" que escreveu um longo retrato de Emmanuel Macron, o presidente françês, ficou muito chateado com os seus "cientistas consultantes". Numa reunião no início deste mês foi lhe aconcelhado: "Teremos provavelmente de impor novos confinamentos". Isso, por que a variante do vírus da Grã-Bretanha ameaçou trazer "o equivalente a uma segunda pandemia".

Após dessa reunião, disse alegadamente: "Estou farto destes cientistas que não respondem às minhas perguntas sobre outras maneiras de tratar o problema, excepto com um unico cenário: o de estar de novo fechado à chave". A revista cita um "antigo amigo": "Estava chateado como uma criança. Ele disse-nos: Vocês irritam-me, eu não tranco!"

Após dessa reunião o presidente decidido de se "emancipar dos epidemiologistas" que tinham insistido num novo confinamento para o final de Janeiro o que seria o terceiro confinamento.

O resultado surpreendente: três semanas após desta decisão solitária, os número de novas infecções em França estão a diminuir. Sem confinamento.

O meu comentário devastador:

Senhor Macron. Não sei se notou que se envolveu numa "armadilha de raciocínio". Mas, até que em fim, voçê notou que está a receber somente conselhos unilaterais de uma parte do espectro de opinião cientifica. Existem inúmeros cientistas de nome de renome que são da opinião contrária e contra confinamentos.

Se os confinamentos, como os impos nos mêses passados ao seu povo de tal forma rigorosa, dessem resultado como os seus cinetistas tinham prometido, os números de infecção teriam diminuído significadamente. O mais tardar depois de um mês devia-se notar nos numeros de infecção. Mas isso não aconteceu. 

O engraçado é que, ao fim de três semanas, depois de ter decidido após dessa reunião, aliviar o confinamento, os numeros de infecções estão a comecar a diminuir.

Deveria ter prestado atenção à OMS, que em outubro 2020, mudou de posição e se pronunciou contra confinamentos (ler->aqui). Talvez, está a começar a perceber, não sei. Ser for assim, infelizmente, é demasiado tarde por que centenas de milhões de euros foram esbanjados em confinamentos.

 Ainda vai ter de investir milhares de milhões nos futuro para amortecer os danos colaterais que voçê causo com medidas disparatadas. Vai ter de investir milhares de milhões nos futuro para pôr a economia a funcionar novamente. Mas você não vai ser o único político na história a ser responsabilizado por isto.

P.S: Definição de "armadilha de raciocínio": Uma decisão tomada que se tornou um erro gritante. Em vez de admitir o erro, porém, continua-se a agarrar a essa decisão de jejum para não perder a face e assim causando ainda mais danos.

Sem comentários:

Enviar um comentário